Instituição

A Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho é uma das mais antigas do País. Embora não se conheça a existência de documentação histórica que expressamente fundamente a data da criação, tem sido aceite a data de 1498, sugerida por Costa Goodalphim na obra “As Misericórdias”.

Esta data é reconhecida pela União das Misericórdias Portuguesas. Deste modo, a Misericórdia de Montemor-o-Velho foi considerada uma das 13 penta centenárias que, no ano de 1998, celebraram os 500 anos da sua fundação.

Outras datas têm sido indicadas. Na atual versão do Compromisso figura o ano de 1555. Por outro lado, a investigação efetuada pelo Dr. Mário José Costa da Silva aponta o ano de 1546, referindo documentos de D. João III “dizendo respeyto a Villa de Montemor-o-Velho ora novamente se ordena a fazer a Confrarya da Mysericórdia”.

De qualquer modo, e segundo o parecer da Dr.ª Isabel de Guimarães Sá “os habitantes locais fundavam uma confraria (…) demorava algum tempo a solicitar a sua homologação ao poder central que, por sua vez, podia atrasar o processo…”.

A mesma autora defende ainda que “ qualquer esforço em determinar a data exata de cada fundação” é “uma tarefa de resultados escassos e uma perda de tempo”.
Ao longo dos últimos cinco séculos, a Misericórdia vem dando cumprimento à sua missão, na realização das obras de misericórdia. Merece especial relevo a sua ação no campo da saúde. A mudança dos tempos e das necessidades levou a Misericórdia e orientar as suas atividades para outros sectores, merecendo relevância especial a prestação de serviços no âmbito da Terceira Idade, através dos serviço de Lares, Centros de Dia e Apoio Domiciliário, sem esquecer as atividades de convívio, intercâmbio sócio-cultural e formação nomeadamente através da Seniormor, a sua Universidade da Terceira Idade.

Atualizado em 01-02-2013 pela SCMMV


Missão, Valores, Visão e Política da qualidade

Missão

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho tem por finalidade o cumprimento das obras de Misericórdia, tanto corporais como espirituais, apoiando situações de carência social.

Visão

Ser uma organização reconhecida, modernizando os instrumentos de gestão e atuação ao nível da intervenção social, de modo a prestar serviços de qualidade que satisfaçam as expectativas e o envolvimento dos seus/as clientes e suas famílias, colaboradores/as, parceiros e comunidade.

Valores

Compromisso;
Ética;
Profissionalismo;
Respeito pela dignidade humana;
Responsabilidade social;
Rigor e sustentabilidade.

Atualizado em 24-11-2017 pela SCMMV

Política da Qualidade

Com o desígnio de alcançar os seus pressupostos, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho baseia a sua Politica da Qualidade nos seguintes aspetos essenciais:
Assegurar o cumprimento da legislação em vigor e outros referenciais aplicáveis;
Garantir a sustentabilidade através da gestão eficaz e eficiente;
Fomentar o envolvimento e comprometimento dos/as colaboradores/as, através do continuo desenvolvimento das suas capacidades e competências;
Estabelecer parcerias ativas para promover uma cultura de responsabilidade social e construção de uma sociedade mais inclusiva;
Promover a satisfação crescente dos/as clientes;
Manter um Sistema de Gestão da Qualidade, que acordado no planeamento e na avaliação do desempenho organizacional, garanta a melhoria continua e promova a inovação.